terça-feira, 11 de março de 2008

O que é a troposfera?


Graças a Deus que temos atmosfera. A ela que nos mantém quentes. Sem ela, a terra seria uma bola de gelo sem vida com temperaturas médias inferiores a 50º C negativos.

A atmosfera está dividida em quatro partes diferentes: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. A troposfera é a parte que nos dá mais jeito. Só ela contem o calor e oxigénio suficientes para nos permitir um bom funcionamento, apesar de se poder tornar rapidamente hostil à vida à medida que vamos subindo através dela. Do nível do sol até ao seu ponto mais alto, a troposfera tem cerca de 16 quilómetros de espessura no equador, e a não mais de 10 ou 11 quilómetros de altura nos climas temperados onde a maior parte de nós vive. Oitenta por cento da massa atmosférica, ou seja, praticamente toda a água, e consequentemente todos os estados do tempo, estão contidos nesta fina e frágil camada. Ou seja, não há muita coisa entre nós e o vazio.

A seguir à troposfera temos a estratosfera. Quando, durante uma tempestade vemos o cimo de uma nuvem carregada espraiar-se, assumindo a forma típica de uma bigorna, estamos a ver a fronteira entre a troposfera e estratosfera- tropopausa.

Mesmo no seu ponto de maior altitude, a tropopausa não fica muito distante de nós. Um elevador rápido, dos que se utilizam nos arranha-céus, podia levar-nos até lá em apenas 20 minutos, mas não aconselho o leitor a tentar essa viagem.

Quando se abrissem as portas ao chegar ao imaginário miradouro, toda a gente que estivesse lá dentro estaria morta ou moribunda.

10 comentários:

Anónimo disse...

Oix o blog esta espetecular!!!
esta muito criativo!!!
parabens

Anónimo disse...

parabens

AAA disse...

sd so anonim pocha

Rafael disse...

Esse post num ta mto legal, podem ser adiionadas varias informações... além das piadinhas sem graça no meio...

Unknown disse...

muito bom!!!!

fabiana disse...

muito bom,mais ainda pode melhorar mais,cadê a estratofera?Vamos me ajude!!!

Anónimo disse...

blog massa

Anónimo disse...

bom muiiiiiiiito bom!!!!

Anónimo disse...

muito bom seu documentario! um espetaculo, parabens!!

Anónimo disse...

servio para prova