segunda-feira, 25 de maio de 2009

Crise reduz desflorestação na Amazónia


Segundo avança a ONG, a crise económica originou uma redução de 82 por cento da desflorestação na Amazónia.
No segundo semestre de 2008 deu-se uma desflorestação de 635 km quadrados da floresta, enquanto na mesma altura de 2007 registou-se mais de 3400 quilómetros quadrados destruídos. Os dados foram publicados pela organização não governamental ONG, que monitoriza a Amazónia via satélite.

Deslocação de plataforma de gelo vai aumentar o nível do mar


No passado dia 5, deu-se o rompimento da ponte que ligava a plataforma Wilkins à Antárctida. Consequência do aquecimento global, este fenómeno vai provocar um aumento no nível da água.
A ligação que juntava a Plataforma de Wilkins à Antárctida deslocou-se e abriu caminho para os glaciares conseguirem chegar até à água. Este fenómeno irá originar uma subida do nível do mar e deu-se mais depressa do que os cientistas previam. Este é o último acontecimento provocado pelo aquecimento global.


In http://www.kazulo.pt/s/tags/aquecimento%20global.htm

Emily presa no gelo


Emily está no local mais inóspito da terra, onde é de noite 24 horas por dia e a temperatura é de 60 graus negativos. Durante meio ano, a única ligação dela e dos seus 42 companheiros da Base Amundsen-Scott ao mundo é, algumas horas por dia, o correio electrónico e o telefone-satélite.
A norte-americana Emily Wampler está presa até Outubro no local mais frio do mundo. A decisão foi tomada de livre vontade e, até, com gosto. Com ela estão outras 42 pessoas, que também se ofereceram para ficar durante meio ano na mesma prisão, nos confins do mundo. Emily e os seus companheiros são os habitantes de um dos locais mais inóspitos ao cimo da terra, a Base Amundsen-Scott, situada no Pólo Sul. E todos eles estão, de facto, presos desde Fevereiro.
Agora, que está a começar o Verão no Hemisfério Norte, é Inverno na Antárctida. São seis meses de escuridão, sem noite nem dia.



In http://aeiou.expresso.pt/emily