terça-feira, 11 de março de 2008

O que é a troposfera?


Graças a Deus que temos atmosfera. A ela que nos mantém quentes. Sem ela, a terra seria uma bola de gelo sem vida com temperaturas médias inferiores a 50º C negativos.

A atmosfera está dividida em quatro partes diferentes: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. A troposfera é a parte que nos dá mais jeito. Só ela contem o calor e oxigénio suficientes para nos permitir um bom funcionamento, apesar de se poder tornar rapidamente hostil à vida à medida que vamos subindo através dela. Do nível do sol até ao seu ponto mais alto, a troposfera tem cerca de 16 quilómetros de espessura no equador, e a não mais de 10 ou 11 quilómetros de altura nos climas temperados onde a maior parte de nós vive. Oitenta por cento da massa atmosférica, ou seja, praticamente toda a água, e consequentemente todos os estados do tempo, estão contidos nesta fina e frágil camada. Ou seja, não há muita coisa entre nós e o vazio.

A seguir à troposfera temos a estratosfera. Quando, durante uma tempestade vemos o cimo de uma nuvem carregada espraiar-se, assumindo a forma típica de uma bigorna, estamos a ver a fronteira entre a troposfera e estratosfera- tropopausa.

Mesmo no seu ponto de maior altitude, a tropopausa não fica muito distante de nós. Um elevador rápido, dos que se utilizam nos arranha-céus, podia levar-nos até lá em apenas 20 minutos, mas não aconselho o leitor a tentar essa viagem.

Quando se abrissem as portas ao chegar ao imaginário miradouro, toda a gente que estivesse lá dentro estaria morta ou moribunda.